Caminhos por onde andei: encontros com o mundo infantojuvenil

Desde a graduação estive aberta às mais diversas conexões que a Psicologia poderia me oferecer, contudo fui percebendo que a parada de desembarque, normalmente, era o mundo infantojuvenil. Este é um universo que, por sua vez, permeia a imaginação, a criatividade, as manifestações afetivas e amorosas, a espontaneidade, a doçura, o encantamento e a alegria. Mas também, em muitas situações, coexistem vivências de dor, dificuldades, inseguranças, angústias, barreiras e ameaças. É um cenário em que a Psicologia está ancorada por diferentes abordagens que favorecem o desenvolvimento global das crianças.

Minha primeira conexão foi durante a graduação em um projeto de extensão realizado nas escolas, atuando na intervenção precoce em crianças em contexto de vulnerabilidade social. Mais pela frente, durante dois anos, atuei no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba, Paraná, por meio da residência multiprofissional em Psicologia com ênfase em Oncologia e Hematologia. Nesse contexto, dediquei um maior período de tempo ao atendimento psicoterapêutico às crianças e adolescentes acometidos por doenças onco-hematólogicas, um espaço com representações ambivalentes, em que a possibilidade de cura e de morte andam juntas. Eis que o próximo ponto de chegada foi em uma clínica de reabilitação neurológica, especificamente no Espaço ABA, em Curitiba. Foi nesse espaço que tive o privilégio de atender a crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico, principalmente os com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi ali que aprendi que esses indivíduos vivenciam o mundo de maneira diferente e com um jeito singular de ser.

É nesse universo infantojuvenil, que se apresenta com uma diversidade de nuances, que busco continuar minha jornada colaborando com este público por meio do saber psicológico, sustentado por compromissos éticos, sabedoria, qualidade no serviço prestado, amorosidade e sensibilidade empática.

Resumo da trajetória profissional​

2018 – Cursando Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – pela Faculdade Inspirar (Curitiba)

2018 – Curso: Autismo e Rotina: organização, exploração estimulação cognitiva, pela Inclusão Eficiente (16hs)

2018 – Capacitação em ABA (Applied Behavior Analysis), para atendimento terapêutico (8hs).

2018 – Curso Online pela CBI of Miami Child Behavior Institute. Intervenções Precoce no Autismo (100 hs). 

2018 – Curso VB- MAPP e Ensino da Fala pelo Instituto Lahmiei UFSCAR (24 hs).

2018 – Publicação na Revista Online -Tempus, Actas de Saúde Coletiva) Interrelação entre Qualidade de Vida, Resiliência e Síndrome de Burnout: estudo longitudinal com residentes multiprofissionais. 

2018 – Autora principal do capítulo de livro:  Relato de Experiência sobre o Trabalho do “Brincar” no Processo Psicoterapêutico com Crianças Submetidas ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.

2018 – Coautora do capítulo de Livro:  Era uma Vez: A Interface entre os Contos de Fadas e Vivência da Criança no Hospital.

2017/2018 – Supervisão em Análise do Comportamento Aplicada (ABA): Assessoria, Consultoria e Supervisão pelo Grupo Conduzir (320hs).

2017 – Especialização em Atenção Hospitalar na área de Concentração Hematologia e Oncologia pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (PRIMAH) – Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR).

2017 – Autora principal do capítulo de livro: Formação em Psicologia e Contexto Multiprofissional: Entrelaços com o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). 

2015 – Publicação na Revista Online – Saúde e Sociedade) – Processo decisório e impacto na gestão de políticas públicas: desafios de um Conselho Municipal de Saúde.

2016Estágio no Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo – USP, no Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC).

2013 – Graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Para conferir a trajetória profissional completa, acesse o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2769368974876930

Fechar Menu