Parceria e orientação na escola

Registram-se inúmeros avanços brasileiros que foram conquistados a fim de assegurar condições igualitárias para o exercício do direito das crianças e dos adolescentes com necessidades educacionais especiais na inclusão do sistema educacional regular. Contudo, a sociedade ainda tem muitos desafios e avanços para garantir que, de fato, uma educação inclusiva ocorra. Para tanto, são exigidas da escola adaptações e readaptações, entre elas, mudanças nas práticas pedagógicas, plano educacional individualizado, planejamento pedagógico e estratégias de acolhimento para melhorar a qualidade do ambiente da sala de aula. E apesar disso, nesse sistema educacional, crianças e familiares enfrentam diariamente barreiras e desafios para que seus direitos sejam respeitados.

Diante desse cenário, acredita-se na importância de parceiras e trocas de experiências e conhecimentos entre profissionais, pais e escola, na tentativa de amenizar as adversidades enfrentadas pelos atores envolvidos (criança-família-escola) na inclusão escolar, em subsidiar possíveis práticas inclusivas e estratégias de aprendizado. Tendo isso em vista, a Análise do Comportamento Aplicada se dedica ao estudo empírico de estratégias para facilitar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, tendo um arcabouço sólido e documentado a respeito de sua efetividade para contribuir nesse contexto.

Para tanto, no ambiente escolar são prestados alguns serviços, tais como: observação sistemática; orientação à equipe escolar para um manejo de comportamento considerado difícil (de crianças que estão em acompanhamento terapêutico); reuniões para alinhar e compartilhar condutas; recursos e arranjos de contingências adequadas de ensino e de aprendizagem; discussão de temas/demandas para palestras com pais, professores e alunos. Por fim, esse tipo de trabalho visa oferecer um cuidado integrado para crianças e adolescentes entre os mais diversos contextos e profissionais, a fim de contribuir com o processo educacional por meio do conhecimento psicológico.

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