Atendimento Infantojuvenil

O atendimento ao público infantojuvenil é destinado às crianças, adolescentes e jovens, principalmente para aqueles com atraso/prejuízo no desenvolvimento, possuindo experiência em intervenção comportamental para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As intervenções estão pautadas na Análise do Comportamento Aplicada(Applied Behavior Analysis – ABA), que é a aplicação dos princípios da aprendizagem, derivados da pesquisa em Psicologia, para melhorar os comportamentos socialmente importantes e criar condições para que as crianças aprendam. A ABA pode ser aplicada para uma variedade de populações e áreas, mas é uma ciência amplamente reconhecida pela sua eficácia e por ser baseada em evidências no tratamento de crianças com atraso no desenvolvimento, principalmente no Transtorno do Espectro Autista. Durante todo o processo terapêutico, preza-se pela individualidade. Dessa forma, as intervenções são planejadas e estruturadas com base nas avaliações, dados, ritmo de desenvolvimento e necessidades da criança. Busca-se potencializar as habilidades já presentes nas crianças e adolescentes, reduzir problemas de comportamento e estimular o desenvolvimento global de habilidades consideradas importantes para o cotidiano e para a vivência da criança, como por exemplo: socialização, cognição, comportamento, comunicação, desenvolvimento emocional e motor, aprendizagem acadêmica, atenção, concentração e autonomia, dentre outras. Portanto, espera-se que a promoção de habilidades funcionais, ofereçam condições e facilitem para que o indivíduo tenha relações saudáveis com a sociedade onde vive, além de alcançar um maior grau de independência e uma maior qualidade de vida.

Todavia, envolve muito trabalho e parceria em diferentes contextos e áreas. Para tanto, busca-se a comunicação e o alinhamento de todo o processo terapêutico com a família e com a escola, bem como com outros profissionais envolvidos no caso, para garantir o aprendizado e a ampliação de repertórios.

Além disso, as intervenções são desenvolvidas de acordo com a demanda do cliente, assim, caso seja necessário, poderão ser realizados atendimentos em domicílio, na escola, ou em outros espaços.

Fechar Menu